Uvas ao cesto…a vindima está a começar!

Está aberta a época das vindimas!

De norte a sul de Portugal são muitos os produtores que nesta altura do ano abrem as portas aos turistas para desvendarem a arte de vindimar.

A tradição que durante anos esteve reservada às gentes da terra, pode ser nos dias hoje acompanhada de perto por apreciadores do «néctar dos deuses». Para participar basta gostar do universo vinícola, as unidades de enoturismo oferecem a tesoura e o balde.

 A Pintas deixa-vos algumas sugestões de quintas que permitem que os turistas façam mais do que  provar o vinho,  podem ajudar na apanha da uva e aprender um pouco mais sobre o processo de produção.

Começamos pelo emblemático Douro, a Quinta do Vallado tem programas de um, dois e três dias para vindimar as delicadas uvas que vão dar origem ao Vinho do Porto. A Quinta do Vallado foi construída em 1716, é uma das quintas mais antigas e famosas do Vale do Douro. Pertenceu à lendária Dona Antónia Adelaide Ferreira e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. É famosa pela produção de Vinhos do Douro e Vinhos do Porto de qualidade reconhecida mundialmente.

Quinta do Vallado

Descendo no mapa chegamos a à Adega Vila Santa, em Estremoz. Aqui os turistas são convidados a participarem em actividades organizadas para acompanhar a produção dos seus vinhos, que incluem visitas às caves e passeios nas vinhas e a participação nas vindimas com pisa a pé nos lagares em mármore. 

Projetada respeitando as linhas da arquitetura tradicional alentejana, a Adega Vila Santa está na rota dos grandes vinhos, acolhendo viajantes de todo o mundo.

Adega Via santa

Agora damos um salto ao sul, ao Algarve. A Quinta dos Vales em Estombar, com 44 hectares, é considerada uma das melhores adegas do sul do país. Aqui produz-se vários vinhos, mas o rótulo mais conhecido é o Marquês dos Vales que vai desde o tinto, passa pelo branco e termina no rosé. 

A Quinta dos Vales tem estadia, mas por enquanto os turistas podem apenas assistir à vindima mas não podem participar.

Quinta dos vales

Para fechar este artigo e inaugurar esta época das vindimas nada melhor que uma festa. Recomendo a Festa das Vindimas que começa hoje em Palmela, perto de Setúbal. Até dia 6 pode conhecer o património histórico desta vila, assistir a concertos, desfiles, participar em provas de vinhos entre muitas outras atividades. O lugar perfeito celebrar a arte de vindimar e claro o produto final, o vinho.

Tchim, tchim, boa vida, boas viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>